Desde 2000

Caça e conservação da vida selvagem

Sobre

O Clube de Monteiros do Norte foi fundado em 14-10-2000 por 20 sócios, hoje somos 200.

Organização, segurança, espírito de ética – São as razões que estiveram na base da criação do CMN como um espaço aberto aos amantes da caça maior.

Por isso um grupo de monteiros, predominantemente do Norte, avançou para a criação do CMN, que foi criado para colmatar a enorme lacuna, e que está aberto ao diálogo com todos os amantes e defensores da caça maior numa perspetiva ética e organizada.

Não somos uma elite fechada, mas queremos ser uma referência.

Queremos contribuir para o imperioso ordenamento da caça maior, que se vem fazendo deforma anárquica, sobretudo no aspeto organizativo.

Curiosidades

Prémios anuais

Homenagem póstuma ao saudoso Vitor Monteiro,  premeiam anualmente o monteiro do ano, a melhor mancha e a melhor matilha.

Colete colorido e refletor

Foi criado um colete colorido e reflector, com o símbolo do Clube, e a obrigatoriedade do seu uso nas montarias do Clube.

Feiras e exposições

O Clube de Monteiros do Norte tem participado activamente em simpósios, acções de formação, mostras, feiras e exposições de caça.

O que acreditamos

Colaboração

Apoio

Ajudar a instalar, difundir e defender o espírito ético e de responsabilização e respeito pelos companheiros, pelos matilheiros, pelos animais e pela natureza.

Regulamentação

O CMN entende ser urgente a criação de uma regulamentação própria para a caça maior nas suas diferentes modalidades e para as diversas espécies, principalmente ao javali.

Reconhecimento

Reconhecimento nos PAE’s do corço como espécie explorável de forma sustentada, como primeira medida no combate ao furtivismo e protecção e apuramento da espécie.